«Um evento historicamente participado para o desenvolvimento do distrito e da região»
«Força do Progresso» foi o lema do XIV Congresso da Federação de Évora do PS que decorreu, no passado dia 23 de Outubro do corrente, no Cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo.
Num evento historicamente participado, foi apresentada e submetida a votação a moção estratégica de Capoulas Santos, recentemente eleito presidente da distrital, tendo sido aprovada por unanimidade.
Com a moção «Connosco, o Alentejo conta», Capoulas Santos revelou as principais linhas orientadoras para o futuro, definindo duas prioridades políticas: o crescimento da economia e do emprego e a preservação do carácter público das políticas sociais. Contudo, para que tal seja concretizado, apresentou cinco instrumentos determinantes como: a existência de um governo socialista em Portugal; uma governabilidade estável; a regionalização; um poder autárquico forte e, por fim, um PS mobilizado, actuante e aberto.
Para além desta moção global, os congressistas apresentaram 12 moções sectoriais, nas temáticas do turismo, eleições presidenciais, poder local, escola pública, paridade e o papel da mulher na vida pública e regionalização.
Deste congresso saíram algumas ideias-chave como: «um Alentejo capaz de fixar os jovens, felizmente cada vez mais qualificados; um Alentejo com um património natural e cultural preservado e divulgado; um Alentejo cuja “marca” seja reconhecida nacional e internacionalmente; que detenha uma agricultura moderna e mais competitiva, com uma qualidade crescente e com uma agro-indústria de vocação exportadora; com clusters como a indústria aeronáutica, o turismo e as energias renováveis geradoras de emprego, fomentando uma economia competitiva; um Alentejo de prosperidade e qualidade de vida para os seus cidadãos; capaz de garantir a todos os seus cidadãos cuidados de saúde adequados, através da conclusão prevista do Novo Hospital em 2013, como também de uma rede de cuidados primários e continuados instalados no território, com critérios de racionalidade e eficácia; um Alentejo que continue a investir na educação e que estime e cuide dos seus idosos.»
No final do evento político, foram apresentadas e aprovadas as listas candidatas aos órgãos federativos tendo sido eleitos 81 membros efectivos e 82 membros suplentes.
A Concelhia de Alandroal do Partido Socialista, viu reforçada a sua representação na Comissão Política Distrital da Federação de Évora do PS, nomeadamente através da eleição de três dos seus militantes (João Nabais, Márcio Silva e Maria José Lopes) para cargos efectivos e outros três para cargos suplentes (Maria Inácia Freire, José Guiomar Silva e Zaida Roques) daquele órgão federativo. Além do cargo por inerência do nosso camarada Flávio Roques.
1 comentário:
Olha o Ex chefe de divisão da cãmara.OLha olha!!!Apanhado.Já meteu o comunismo na gaveta.
Enviar um comentário